logo
paz
História do Tchoukball no Brasil

O Tchouk-Ball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann BRANDT; seus estudos começaram no início dos anos sessenta. O qual resultou de um estudo crítico e científico dos esportes de equipe, dos mais populares. O Dr. BRANDT, um eminente médico Suíço, nascido na cidade de Genebra (idioma francês), durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contudiram na pratica do seu esporte predileto.


Ficou também, constatado que essas lesões ou tramautismos, eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indíviduo, com numerosas formas de agressões, as quais estão presentes em alguns esportes. Sua análise reforçou esta inquetude quanto ao valor educativo dos esportes modernos que segundo ele, não podem fundamentar-se na fabricação sistemática de campeões; mais sim "contribuir na edificação de uma sociedade humana viável". (Dr. BRANDT H.., "Etude scientifique des sports d'équipe - Le Tchouk-Ball, le sport de demain", Editions Roulet, Genève/1971) o Dr. BRANDT cirou um novo jogo, o Tchouk-Ball o qual expõe dentro de sua obra intitulada "Estudo Científico dos esportes de equipe". O Tchouk-Ball apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do Voleibol.

 

Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superficie de remissào (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários. Pelo seu caráter lúdico, o tchouk-Ball é conhecido por incitar cada individuo a pratica-lo independentemente da sua idade, seu sexo ou capacidade atléticas.

   
   
01
03


 
 
DIFUSÃO BRASIL
03

No Brasil, chega este esporte não agressivo pelas mãos do Presidente Mundial da FIEP, Prof-Doutor John C. Andrews, juntamente com o comitê Latino Americano que promoveram eventos em Florianópolis-SC de 06 a 09 de Janeiro de 1.986, sendo o coordenador o Profº Nelson Salles , Foz do Iguaçu-PR de 11 a 16 de Janeiro de 1.986, coordenador Profº Almir Adolfo Gruhn, Tramandaí-RS de 12 a 18 de Abril de 1.987, durante o 13º Encontro de Professores de Educação Física no 3º congresso Latino Americano de Educação Física, Desportos e Recreação, coordenação do Profº Jacintho Francisco Targa (In Memorian) vice-presidente da FIEP.

 

O Prof. Nelson esteve presente nos eventos citados acima, e tornando-se realmente o pioneiro da difusão deste esposte no Brasil.

 

Foto ao lado - Prof-Doutor John C. Andrews, Presidente Mundial da FIEP e da FITB ao lado do Professor de Educação Física Nelson Schavalla - representante oficial da FITB no Brasil.

 

Alguns exemplos dos projetos diferenciados:
 

5

6
Olimpíada interna "Possidíadas" primeira competição oficial no Brasil - (Foto 1988)
Workshop Tchoukball dia do município praça central da cidade de Pato Branco/PR
Professor de Educação Física Nelson Schavalla, apresentando a modalidade Tchoukball em eventos a nível nacional e internacional, através da FIEP.
     
9
Professor Nelson Schavalla entregando sua monografia após estudos científicos Latus-Censu "Tchoukball" ao presidente mundial da FIEP, e também presidente da Fed. Internacional de Tchoukball Sir John C. Andrews (1999)
Prof° Nelson recebe seu credenciamento oficial do presidente da Fed. Internacional de Tchoukball, Sir John C. Andrews, portanto, sendo representante no Brasil desta entidade. (1999)
14° Congresso Internacional de Educação Física - Foz do Iguaçú/PR.
     
11
12
 
Prof° Nelson proferindo palestra durante a realização deste congresso a nível Internacional
Professor de Educação Física Nelson Schavalla, representante da F.I.T.B. no Brasil sendo pioneiro na difusão do Tchoukball, pois realiza seus trabalhos desde 1987 na cidade de Pato Branco - Paraná - Brasil
 
     

Sabe-se que muitos profissionais de Educação Física tomaram conhecimento desta nova modalidade, alternativa desportiva, para combater a tendência da violência nos esportes de equipe, conforme preconizou Dr. Hermann Brandt, seu criador. Mas após este evento, o Professor de Educação Física NELSON SCHAVALLA, um paranaense se dedica ao TCHOUKBALL, desde 1986, a divulgar este esporte nos meios das escolas públicas, encontros, seminários, workshop, apresentando em congressos internacionais culminando com estudos mais aprofundados no seu trabalho de MONOGRAFIA, que apresentou em 1999 ao Presidente da FITB, entregando cópia, sendo primeiro trabalho científico a nível de Brasil, através da LATO SENSU PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pela sua dedicação recebe o credenciamento oficial da FITB (Federação Internacional de TCHOUKBALL), com sede na Suíça.


Sabe-se também que a partir de 1993 o Sr. Océlio Ferreira, um sergipano, começa a difundir este esporte pelo Norte/Nordeste do Brasil e chegando a São Paulo com o Sr. Júlio Calegari, ambos hoje credenciados pela FITB para em conjunto nós possamos bem difundir este novo esporte - O TCHOUKBALL - O JOGO DA PAZ.

 
 
13
14
Associação Brasileira de Tchoukball foi criada em 1999 na cidade de São Paulo sendo o Presidente Sr. Júlio Calegari e Vice- Presidente Prof° Nelson Schavalla e Sr. Océlio Ferreira Presidente de Honra. Na Foto Madame Gislaine, Sir. Jhon Andrews, Océlio e Nelson.
Fundadores da ABTB - Associção Brasileira de Tchoukball.