logo
paz
Curso sobre Tchouk-Ball
curso
 
1
1º.Objetivo:
Demonstrar o valor educativo desse jogo, a fim de ser recomendada sua introdução nas escolas de todos os graus, como um dos meios para combater a tendência à violência dominante em quase todos os esportes.
   
2

2º. Fundamentação:

2.1. Histórico:

Criação pelo Dr. Hermann Brandt. Desenvolvimento na Suíça, França, Inglaterra, México, Colômbia, Tailândia, Brasil, dentre outros países, América Central, do Sul e agora em todo o Brasil através do Projeto Educação para inclusão com Prof.Schavalla dentro dos intercâmbios Professores de Educação Física Sem Fronteiras FIEP Brasil, desde 1986 A 2011.

   
3

2.2. Fundamentação científica:

Motivos psicológicos e sociológicos da vida, surgidas na França, Holanda, Bélgica e Mônaco para combater a violência; tendência biológica (agressão benévola); a teoria catártica; argumentos dos profs. Berteauizali e Nissiotis. A idéia de começar no Brasil pelas Escolas Públicas a campanha do TCHOUK-BALL.

   
4

2.3. Aplicabilidade nas escolas de todos os graus:

Primeiramente como grande jogo; regras flexíveis; tabelas-alvo improvisadas; bolas diversas. Preocupação com o "Fair-Play" e outras qualidades emocionais e sociais. Valor do TCHOUK-BALL como jogo Co-Educativo.

   
5

3º. Carta do TCHOUK- BALL:
Princípios éticos a observar (código de ética deste esporte).

BEM COMO DESTACAMOS AINDA RESPEITAR OS DIREITOS DA CRIANÇA NO ESPORTE (FIEP 2000).

   
4º. Conclusão:
O TCHOUK-BALL é um jogo co-educativo que merece ser divulgado nas escolas do mundo inteiro porque ele pode ajudar a combater a tendência à violência que se está espalhando na prática do esporte em geral, comprometendo-o, sendo recomendável o empenho de todos os educadores, em sua recomendação, renovando assim o apelo feito pelo Dr. Pierre Seurin em 1970.
   
7

O CURSO ESTA A DISPOSIÇÃO DE TODOS COM CARGA HORÁRIA CONFORME PROJETOS A SOLICITAR, VENHAM e PARTICIPEM DESTA FANTÁSTICA MODALIDADE, INCLUINDO MATERIAIS DE APOIO.

Curso prático e teórico com todos os materiais necessários:

1. LIVROS DE REGRAS, CDS ILUSTRATIVOS DE FORMULAS DE JOGAR;

2. CURSO DE ARBITRAGEM;

3. REALIZAÇÕES DE EVENTOS, ENCONTROS DA PAZ;

4. ORGANIZAÇÕES DE CLUBES, ESTUDANTIS, SUGESTÕES E ORGANIZAÇÕES DE ENTIDADES TCHOUKBALL E AFINS.

   
8

 

 

INTERCÂMBIO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS.

   
9

 

 

TCHOUKBALL – PROJETO EDUCAÇÃO PELA INCLUSÃO E DIVULGAÇÃO PELO BRASIL E O MUNDO.